sábado, 20 de agosto de 2016

CUIDADO COM O CIÚME





O ciúme pode gerar tragédias. É o estopim para várias brigas e desavenças no casamento e na família. Porém, antes de seguir quero dizer o que não é ciúme.

AGIR COM ZELO COM SEU CÔNJUGE NÃO É CIÚME. Aliás, em grego há uma mesma palavra (zelos) que pode ser traduzida tanto por zelo como por ciúme. Mas há uma diferença na prática. 

Zelo é cuidado, proteção e atenção aos fatos. Não é ruim o caso de identificarmos uma situação que pode ser perigosa ou gerar alguma ameaça para o relacionamento. Se alguém está investindo clara e intencionalmente contra nosso casamento, então temos que agir da maneira mais efetiva possível, procurando afastar essa pessoa de nosso matrimônio. Pode ser que o cônjuge não esteja percebendo o perigo e cabe a nós ficarmos atentos para todo o perigo que se aproxima. 

Mulheres são muito boas nisso. Elas conseguem detectar, com um “radar” que só elas têm, perigos que querem se avizinhar enquanto ainda estão a léguas de distância. Farejam segundas intenções de outras mulheres com muita eficiência. 

Agir com atenção aos fatos e avaliar as situações não são sinais de ciúme, mas de prudência. Não queremos agir com excesso de zelo, mas ser negligente também não é o ponto ideal para a manutenção do relacionamento conjugal. 

Aliás, é bem complicado entender um marido ou uma esposa que não se atenta para nada, nem se importa com investidas inoportunas contra seu casamento. Isso não é sinal de segurança, mas de descuido, beirando a falta de amor. 

É importante para a outra pessoa saber que nos importamos com sua integridade, seu caráter e acima de tudo com seu coração. Faz bem ser cuidado e amado. 

Dito o que não é ciúme, trago o que de fato é. 


CIÚME É insegurança. É o sentimento de alguém que é vacilante consigo mesmo e tem um medo incontrolável de perder o que tem. Um sentimento doentio que leva a cabo planos de uma mente doente e cheia de dúvidas. 

O ciumento não permite que outras pessoas se aproximem da pessoa amada. Possui um sentimento de possessão, levando a uso de métodos que são os mais sórdidos para mantê-la num redil particular. 

Há uma intolerância no comportamento daquele que é tomado por ciúme. Não tolera concorrência de atenção. Tudo para essa pessoa parece conspirar para lhe roubar a pessoa amada. Nunca vê boas intenções em ninguém. Qualquer pessoa que olhe na direção mais de uma vez, já está em sua lista de inimigos. 

As pessoas ciumentas acham que amam, mas na verdade não amam, apenas possuem. Acham-se proprietários do coração alheio. Elas não confiam em seu cônjuge. Querem relatórios constantes daquilo que o outro faz, e pior, quando recebem os relatórios não acreditam neles. 

Para esses enfermos de alma sempre há alguma mentira a ser descoberta. Sua frase predileta é “acha que não estou sabendo?”. Percebendo qualquer coisa diferente usa logo o outro lado da lâmina e diz “eu já sabia...”. 

Infelizmente o ciumento tem ciúmes até de sua própria sombra. É uma pessoa asfixiante. Não permite amigos chegados, e pasme, podem desenvolver ciúmes até dos próprios filhos. Se você é uma pessoa assim, peça ajuda rápido. Se você convive com alguém assim, busque ajuda para ela. A bíblia diz que o amor não arde em ciúmes. Por isso, saiba que o ciúme não vem de Deus e não é algo normal. 

Se cuide. Pense nisso. Que Deus te abençoe.

Pr. Áquila Cabral


Marido tem ciúme de sonho! Hahaha

2 comentários :

  1. Corto já de inicio, não deixo alimentar esse sentimento que pode se tornar incontrolável.
    Sou daquela se ama, confia.

    ResponderExcluir
  2. Aí meu Deus... Dito o que é Ciúme e o que não é, te digo : sou ciumenta ao extremo.. Mas já tô tentando mudar!! Bjo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar